LULA CONHECEU O SUBMUNDO DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO, MAS NÃO CONHECIA O SUBTERRANEO DO JUDICIARIO.

Antes de se tornar presidente da republica, Lula chegou a dizer que o Congresso Nacional tinha 300 picaretas. Quando se tornou presidente e precisou compor sua base no Congresso Nacional com PMDB, PP, PTB, PR e outros, Lula teve certeza que algo precisaria ser feito para transformar esse submundo da politica brasileira. Lula e Dilma criaram a Controladoria Geral da União, aprovaram a lei da transparência que obrigou prefeitos, governadores e a própria presidência da república a criar os sites das transparências para divulgar seus gastos. 

Lula e Dilma equiparam a Policia Federal, criaram a lei de delação premiada e deu autonomia ao Ministério Publico permitindo que os procuradores por meio de eleição, escolhessem o Procurador Geral da República. Ao contrário de FHC e Temer, Lula e Dilma sempre respeitaram as indicações, optando pelo o mais votado, o primeiro da lista tríplice encaminhada presidência da república. 

O que Lula e Dilma não conhecia era o subterrâneo do judiciário brasileiro e certamente nunca passou pela cabeça deles que todos os instrumentos criados por eles para facilitar o combate a corrupção poderia vir a se transformar numa grande ameaça a democracia e ao Estado de Direito como está ocorrendo. Meia dúzia de juízes e procuradores aproveitaram as ferramentas que seria para melhorar a aplicação da lei para conquistar mais poder, notoriedade e agora suspeita-se, que pode ter rolado dinheiro nas chamadas indústria da delação premiada.

A gente teve o desprazer de conhecer os bastidores da justiça brasileira, cercada de privilégios e de atitudes suspeitas de todos os lados.

O que fazer para rever este quadro?

Postagens mais visitadas deste blog

UMA HOMENAGEM A QUEM TANTO SE DEDICOU A ARTE E A CULTURA DE PIMENTA BUENO

PIMENTA BUENO - 7º RETIRO DE JOVENS. CHEGADA DOS RETIRANTES

PREFEITA JULIANA ROQUE, FAZ BALANÇO DE SEUS QUATRO PRIMEIROS MESES DE MANDATO À FRENTE DA PREFEITURA DE PIMENTA BUENO.