Pular para o conteúdo principal

PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA REALIZA A 30ª ROMARIA DA BÍBLIA.

Com o tema: TERRA BEM CUIDADA, VIDA GARANTIDA! “ a 30ª Romaria da Bíblia realizada no ultimo domingo, dia 25 de setembro, pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno/RO, reuniu cerca de 4.500 romeiros e romeiras, vindos de varias comunidades e municípios da região. Como todos os anos, a acolhida e a celebração iniciou-se às margens do Córrego da Água Santa. Foi ali que em meio à pressão de jagunços e fazendeiros, padre João Zanotto e Irmã Dolores celebraram a primeira Eucaristia de um grupo de jovens, filhos e filhas de posseiros que unidos pela fé, coragem e necessidade resistiram as ameaças de morte, atentados e perseguição e conquistaram a terra da Fazenda São Felipe que se transformou anos mais tarde no pujante município de São Felipe do Oeste/RO.

A beira do córrego que ainda tenta sobreviver ao desmatamento, Frei Luciano comentou: “30 anos de história, 30 anos que esta fonte, que esta água santa, testemunha o amor e o valor da vida. Onde Deus consagrou a vitória aos nossos posseiros e posseiras, desde que começaram um processo de muita luta, debaixo da lota preta, onde o inimigo ameaçava. Deus e Maria sempre ao lado dos seus, protegendo e os guiando através de sua Fé. 

A 30ª Romaria da Bíblia reuniu lideranças religiosas e populares que participaram dessa conquista. Na Memória dos acontecidos, Irmã Dolores e Irmã Augusta, ao lado de Daniel, Zé Mendes, Vidal e outros trabalhadores recontaram a história para os que ainda não conhecia a origem daquela celebração e choraram com os familiares daqueles que por meio de encenações puderam reviver aqueles momentos de conflito que culminou com a desapropriação da Fazenda e assentamento dos posseiros. Daniel, que foi baleado por jagunços e sobreviveu, Irmã Dolores, que era na época uma jovem religiosa, deram testemunho dos momentos difíceis que atravessaram, conforme pudemos ouvir na fala da Ir. Dolores: “ as minhas pernas tremia ao me deparar com aqueles homens armados, montados em cavalos e trator, vindo pra cima do povo”. Os sobreviventes consideram um milagre, o fato do trator que foi enviado para passar por cima do posseiros, ter patinado em terra firme e não ter conseguido sair do lugar. Foi ali que sentiram a presença de Deus e a certeza de estar lutando por uma justa causa.

Em seguida, após o ato penitencial, que trouxe presente os pedidos de perdão pela destruição das florestas, pela poluição das águas e pelo uso dos agrotóxicos, os romeiros/as seguiram em direção a Comunidade São Cristóvão da P10. A caminhada de louvação seguiu levando 30 cruzes, 30 mudas de árvores e os 30 banners recuperando o tema e lema celebrado em cada romaria ao longo destes 30 anos. As cruzes foram sendo fincadas e junto delas uma árvore foi plantada como sinal de agradecimento e cuidado com a Mãe Terra. As cruzes e as árvores irão ficar a beira da estrada como marco histórico desta celebração de 30 anos.

Ao chegar ao local, os romeiros foram acolhidos pela equipe de animação do Ministério Exército de Deus, bem como por todo o espaço, carinhosamente todo bem preparado e estruturado para receber os romeiros/as. O almoço, grande mesa da partilha, foi realizado com a contribuição e doação das comunidades da Paróquia, que assumiram não vender mais alimentos na Romaria, juntamente com aquilo que cada romeiro e romeira trazem de casa para sua refeição. Durante todo o almoço a animação foi garantida pela juventude, que louvou ao som da animação do Exercito de Deus. Após o almoço, iniciou-se a Tribuna Livre, contando com a presença e a participação de várias lideranças de pastorais, movimentos sociais e organizações de apoio aos trabalhadores do campo e indígenas, tais como: CPT/RO, IPER, CIMI, Rede de Agroecologia Terra Sem Males, bem como artistas e cantores do nosso povo. 

Após a Tribuna deu-se a continuidade a celebração da missa. Frei Paulino, o Pároco, fez a apresentação e acolheu todos os presbíteros e religiosos/as presentes e Frei Valdir presidiu esta segunda parte da celebração, concelebrando com os demais padres presentes. Frei Luciano fez uma bonita reflexão falando, sobretudo da importância do nosso cuidado com a Mãe Terra, reforçando a necessidade do respeito e proteção da Casa Comum. A Paróquia estará disponibilizando a partir de dezembro um documentário que está sendo produzido pelo Verbo Filmes, contando toda a história de ocupação e conquista da terra, e a edição desta 30ª Romaria da Bíblia.
Por Joaquim Louredo e Cícera Leite

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.