Pular para o conteúdo principal

Pimenta Bueno – feirantes reclamam de infraestrutura das feiras livres

Estava lendo um Artigo de Clara Pierre com o título “A feira livre como canal de comercialização de produtos da agricultura familiar” e comparando o tamanho da importância dada a este seguimento em nível nacional com o tratamento dispensado aos produtores rurais de nosso município que se dispõe a realizar a venda direta de seus produtos aos cidadãos pimentense. De fato, a feira livre é um importante canal de venda direta ao consumidor e tem lá uma serie de vantagens para ambas as partes, mas estes espaços precisam receber uma atenção maior por parte do poder público local.

Em Pimenta Bueno, a população reconhece a importância das feiras livres e isso é facilmente constatado pelo grande numero de pessoas que visitam as feiras públicas, comprando, vendendo e até mesmo indo a feira para encontrar amigos e botar a conversa em dia em volta de uma banca de caldo de cana.

Mas basta puxar conversa com um feirante sobre as condições das instalações, para ouvir muitas reclamações. No domingo passado estive visitando a feira da Rua Ricardo Franco e ouvindo um pouco dessas reclamações. Seu Gerônimo, um senhor de cerca de 70 anos diz que está sendo muito difícil suportar a falta de banheiros nas quatro feiras que acontecem as terças, quartas, sábado e domingo no município. “ Ficamos da hora que chegamos as 7:00 da manhã até ir embora perto das 13:00 sem poder usar um banheiro”. Quando a coisa aperta muito, ou pedimos um banheiro emprestado em uma residência ou vamos atrás de um carro ou de um muro mais próximo, mas as mulheres não consegue fazer isso, afirma Gerônimo.

Para se ter uma ideia da importância da Agricultura Familiar para o país, é preciso conferir a Lei nº 11.326, e os números do IBGE em relação ao Setor.

O Censo Agropecuário de 2006 identificou 4.367.902 estabelecimentos da agricultura familiar, o que representa 84,4 % do total de estabelecimentos. Apesar de ocupar apenas 24,3% da área total de estabelecimentos, a agricultura familiar é responsável por 38% do valor bruto total da produção agropecuária. 74,4 % da mão de obra rural estão empregadas neste segmento (IBGE, 2009. Em 2005 a Agricultura Familiar movimentou 181 bilhões de reais na economia brasileira, foi responsável por 9,6% do PIB brasileiro. Mas aqui em Pimenta Bueno os agricultores que participam deste importante seguimento não tem um banheiro químico para realizar suas necessidades fisiológicas enquanto comercializam seus produtos e atende as famílias do nosso município.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.