Pular para o conteúdo principal

Ligeiro, a tartaruga domada pela selva

Dentro de sua espécie, Ninja sempre foi reconhecido por suas múltiplas habilidades, uma dessas, chegou a ser incorporada ao seu sobrenome, para identificá-lo, sempre que se referem a ele, usam-se como referencia uma de suas habilidades mais marcantes, “ligeiro”.

Por conta de suas múltiplas habilidades, Ligeiro acabou se transformando num super animal. Membros de sua manada chegaram a criar normas específicas somente para lhe conferir mais poderes e aumentar sua representatividade entre os membros de sua espécie. Com a nova lei em vigor na selva, Ligeiro ganhou poderes especiais, poderia responder por todos, de menor ou igual poder hierárquico e na ausência do superior, Ligeiro se tornaria o soberano. Com tais poderes e habilidades, a vida seguia seu curso normal, sem maiores surpresas.

Mas havia uma pedra no meio do caminho.

Ligeiro descobriu que a selva era cheia de obstáculos, havia outros animais selvagens e muito perigosos, havia também outras  regras que não havia sido ditadas por ele e nem por quem lhe pretendia conferir tamanhos poderes.  Por mais habilidoso e esperto que parecia ser, Ligeiro teria que seguir o ritmo da selva e observar as regras gerais. A natureza impõe seu ritmo, e dependendo da força das águas ou dos ventos, os movimentos tendem a aumentar e diminuir. Ligeiro que se tornara o centro das atenções, tentou ditar  seu ritmo e quase foi atropelado pela lentidão da selva. Tentou mudar o ritmo do vento e esbarrou nas montanhas altíssimas, nas matas fechadas e nos numerosos arranha-céus que mistura vida selvagem e civilização. Tentou mudar a força das águas e encontrou as barragens, as cachoeiras, os desvios e as tempestades que vez em quando costuma alterar completamente o traçado dos rios, lagos e mares. É a conjuntura da selva que determina a hora de avançar e  recuar.

Ligeiro também ficou apreensivo ao verificar que na selva em que se encontrava, a necessidade do reino animal é dinâmica e nem sempre se consegue contentar a todos ao mesmo tempo e na velocidade que se exige dentro de  um ambiente todo embaralhado. Logo, virou o alvo preferido de todos que o "apoiavam". Todos começaram  a cobrar ao mesmo tempo. Ligeiro se sentiu acuado e  começou a ficar lento, sonolento e impotente.

Ligeiro descobriu que todo o poder que havia recebido de seu protetor era insuficiente para enfrentar a lei da selva. A lei da selva era dura e mais burocrática do que se imaginava, obrigando-o, a trilhar por caminhos tortuosos, estreitos e cheios de obstáculos. “Haviam várias   pedras no meio do caminho.

Ligeiro descobriu ainda que no reino animal existem macacos que pulam de galho em galho, cobras traiçoeiras, papagaios falantes, bagres ensaboados e outras espécies com as quais se deviam tomar muito cuidado. São os predadores naturais. Ligeiro, a tartaruga que era ninja, ficou mais apreensivo ao descobrir que fazia parte da cadeia alimentar de muitos desses ferozes animais, bastava que  botasse o pescoço um pouco mais para fora do casco para ter sua cabeça arrancada pelos predadores ansiosos e inconformados.

Ligeiro continua vivo, mas já reclama do peso do casco,   cada dia mais pesado e com seus movimentos cada vez mais lentos, já se perguntam até se ele conseguirá atravessar os limitados quatro anos de seu reinado.  Ele que se propusera ser um grande talento, surpreendeu a todos pela sua lentidão, principalmente aqueles que acreditaram que  “LIGEIRO podia mais”.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.